6 Passos Para Realizar O Mapeamento De Dados Imediato – LGPD

Com a entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados, houve o aumento da procura pela adequação aos parâmetros da lei. Desta forma, é visível que nem todas as organizações empresariais e outras pessoas afetadas pela nova lei, tem algum tipo de orientação, ou até mesmo auxílio para que possa se adequar.

Sendo assim, a Tutelas criou um kit de ajuda para realizar o mapeamento de dados de forma rápida e simples. Esse kit é composto por um e-book explicativo e diversos outros documentos que serão utilizados na proteção de dados de sua empresa. Assim, a Tutelas criou 6 passos básicos para orientar as organizações.

Coletar Campos Que Estão Sendo Utilizados

Primeiramente, é necessário que as organizações analisem os dados que estão sendo utilizados diariamente, que deverão ser protegidos pelo mapeamento. Sendo assim, essa análise dos campos faz com que a organização tenha um maior controle do que será tratado dentro do mapeamento.

Desta forma, é preciso observar dentro da própria organização, os dados que são fornecidos. Podendo ter como exemplo: nome, documento pessoal, endereço, informações de preferência, e outros tipos de dados que são fornecidos.

Inserir Esses Dados De Forma Fácil De Ser Interpretado

Após observar os campos que serão mapeados, devem ser incluídos na planilha de forma clara, para que facilite o entendimento de quem for tratar esses dados. Deste modo, esse passo foi criado para facilitar o mapeamento e tratamento dos campos escolhidos no passo 1.

Qual a Importância dos Dados Coletados?

Em seguida, depois de estabelecer os campos que serão mapeados e incluir na planilha, deverá avaliar qual é a importância coletar esses dados que foram estabelecidos.

É muito importante saber para que será utilizado esse dado que foi coletado, para que desta forma, não se utilize de dados desnecessários. Por exemplo: ao se inscrever em um vestibular, qual seria a necessidade de coletar os dados bancários do candidato? A resposta seria, nenhuma! Diferentemente, se a pessoa estivesse realizando uma compra na internet.

Registro de Atividade de Processamento

Depois de analisado os dados que serão tratados e a importância de cada um, é preciso que defina o tratamento que terá esse dado. Isso ajudará deixar mais organizado e definido o que está sendo tratado.

Por exemplo: no caso de abrir uma conta em um banco, é necessário informar dados do tipo – nome, documentos pessoais, endereço, entre outros, para que tenha um controle de quem são seus clientes, envio de e-mails sobre a conta, relatórios mensais, e também para que possa estar seguro de possíveis problemas futuros, como dívidas.

Planilha de Análise de Dados Pessoais

Após escolher os campos que serão tratados, é necessário descrevê-los na planilha e analisando cada um deles, para que consiga organizar se tem o consentimento ou não de utilizar aquele dado que foi fornecido.

Isto ajuda, a realizar os procedimentos do passo 4. Exemplo: o usuário informa seu endereço de e-mail, mas não dá o consentimento de receber e-mails de publicidade da empresa.

Privacy By Design (Privacidade desde a criação)

Quando se fala em LGPD, temos que lembrar da privacidade do usuário desde o início do tratamento dos dados. Desta forma, é necessário que a empresa pense em soluções para que os dados informados pelos usuários se mantenham protegidos desde a sua coleta.

Sendo assim, os usuários precisam de uma maior privacidade em relação àquilo que fornecem às organizações. Portanto, a empresa se protege de possíveis problemas no tratamento desses dados.

Uma privacidade bastante utilizada é a criptografia dos dados, que por exemplo podemos utilizar o caso da conta bancária. Pois hoje temos acesso à conta pelo celular, que pode ser acessado por meio de senha ou biometria, assim, o banco criptografa a senha, para que no caso de ter uma violação em seu sistema, esses dados sejam protegidos.

Por último, depois de ter lido os 6 passos acima é possível saber um pouco do que a Tutelas trata em seu kit.

Para ter um melhor aprofundamento e acesso aos documentos do kit, poderá compra-lo por meio do site Tutelas, e após adquirir também terá um auxílio de um profissional capacitado, para que possa ajudar no mapeamento, levantamento e tratamento dos dados de sua empresa!

#TreinamentoLGPD #ComofazerLGPD #manualLGPD #complianceLGPD #MapeamentodeDadosPessoais #MapeamentodeDados

736 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo