7 maneiras para colocar LGPD na pratica

LGPD Avaliação: Sua organização deve realizar uma avaliação da LGPD para ver quais etapas serão necessárias executar. Com a entrada em vigor da LGPD, as organizações precisarão tomar medidas específicas para lidar e proteger as informações pessoais dos usuários do Brasil.

Mapeamento de dados: sua organização deve começar a mapear onde e como as informações pessoais são coletadas, armazenadas e transmitidas. A LGPD exige que a organização seja capaz de encontrar, e em alguns casos, excluir partes específicas de informações pessoais. Para isso, as organizações precisam saber por que, onde estão armazenadas essas informações pessoais dos usuários e com quem às compartilha.

Acordo entre prestadores de serviços e terceiros: Sua organização deve começar a revisar contratos com empresas e indivíduos com quem compartilha informações pessoais para garantir que elas contenham os termos obrigatórios da LGPD. Em alguns casos, sua organização precisará renegociar seus contratos existentes. No futuro, deverá planejar e incluir termos exigidos pela LGPD em quaisquer novos contratos que envolvam informações pessoais.

Pedidos dos usuários: Sua organização deve ter um sistema para coletar, rastrear e responder a solicitações dos titulares dos dados para acessar ou excluir suas informações pessoais. A LGPD permite que os usuários solicitem às organizações o acesso, a exclusão ou forneçam informações sobre como seus dados estão sendo usados. As organizações devem responder a essa solicitação por um procedimento específico.

Políticas e procedimentos: Sua organização deve ter políticas e procedimentos para seus funcionários sobre os requisitos da LGPD. Se sua organização for investigada, suas políticas e procedimentos podem ajudar a demonstrar seus esforços para atender aos requisitos da LGPD.

Divulgações de privacidade: Sua organização deve ter um aviso de privacidade disponível. O aviso deve explicar quais informações pessoais são coletadas, de quem as organizações coletam esses dados, o objetivo da coleta desses dados e para quem a organização compartilha esses dados. O aviso também deve divulgar os direitos dos consumidores conforme a LGPD.

Treinamento: Sua organização deve informar e treinar os funcionários sobre os requisitos e procedimentos necessários para estar em conformidade com a LGPD. As organizações devem atualizar periodicamente seu treinamento mesmo após a lei entrar em vigor.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

O meu negócio é compatível com LGPD? LGPD explicada.

Você já concluiu uma avaliação e determinou que sua empresa precisa estar em conformidade com a LGPD? Ainda não sabe o que isso significa que você realmente precisa fazer? A LGPD exige que as organiza

© 2021 por Tutelas Soluções LTDA.

CNPJ 40.066.801/0001-74

Rua Vicente Furlaneto, 739, Sala 07

Presidente Prudente - São Paulo

CEP: 19053250

  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone LinkedIn