A IMPORTÂNCIA DE UM PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO DA LGPD

O objetivo do documento é dar ciência aos colaboradores e interessados sobre o funcionamento da LGPD dentro de uma empresa.

A informação adequada e um importante requisito da lei. 

O planejamento da comunicação sobre o programa de implementação da LGPD, se estrutura em várias etapas:

– identificar os destinatários, ou seja, qual o público que deve se adequar a LGPD;

– definir o conteúdo a ser tratado com cada público alvo;

– estabelecer a melhor maneira de comunicá-los;

– implantar o programa; e

– obter dos informados um feedback sobre o programa;

Os destinatários são todos os colaboradores e interessados, podendo ser um público interno ou externo à organização, tais como clientes, fornecedores, sindicatos, investidores, conselho administrativo, entre outros.

Os conteúdos a serem abordados e comunicados podem variar de acordo com o público alvo. Alguns exemplos:

– Como a LGPD se relaciona com o tratamento dos dados pessoais;

– A política, os planos e objetivos do programa;

– Quais são os direitos dos clientes e como ele pode ter acesso às informações sobre ele;

– Quais processos e procedimentos serão alterados, implementados ou excluídos;

– Conscientização sobre os riscos de uma violação de dados pessoais;

– A correlação das medidas de segurança já existentes com o cumprimento da LGPD e o que precisa ser adicionado;

O método de comunicação é escolhido pela organização para que melhor se adeque ao seu público e suas necessidades. A empresa pode realizar essa comunicação por briefings, reuniões, boletins, e-mails, artigos, treinamentos, entre outras fontes escolhidas.

Assim como o método de comunicação, a empresa escolhe a frequência que irá comunicar seu público, por exemplo: a organização irá realizar reuniões trimestrais com os funcionários para que eles deem seus feedbacks e colaborem com novas ideias.

O importante é a organização ter sempre uma boa comunicação com os funcionários e partes interessadas para que seja garantido que estes estão e estarão sempre informados sobre as nuances da Lei, do programa e, obviamente, com as questões de proteção de dados.

Um planejamento de comunicação bem feito é essencial para o sucesso do projeto.

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