Atualmente tem se falado muito sobre LGPD e você que atua ou gostaria de atuar na área de Compliance, trabalhando de forma ativa com questões relacionadas a privacidade e segurança, é importante compreender mais sobre o assunto, buscando também uma certificação em LGPD, com o intuito de se tornar um profissional da área.
Como se adequar a LGPD?

A LGPD possui a finalidade de garantir a adequação das empresas públicas e privadas ás normas, ou seja, é importante que entrem em conformidade com a lei o mais rápido possível.
É necessário que um profissional qualificado seja o encarregado da proteção de dados, conhecido como DPO, ou Data Protection Officer.
O primeiro passo é desenvolver questões internas, como um mapeamento, desenvolvimento de um plano para organizar o ciclo de dados dentro da empresa ou organização, etapas e como serão desenvolvidas de acordo com as politicas internas que devem ser atualizadas ou criadas.
Diante de um vazamento de dados o encarregado deverá agir, não só neste momento como em todos os outros, como realizar toda gestão de riscos envolvidos naquela operação, prevenindo incidentes.
A regulamentação sugere o que deve ser realizado, mas em suma é de importância de cada empresa compreender seu contexto implementando um programa de proteção de dados efetivo. Por isso é fundamental ter um apoio profissional.
Qual a importância em obter a certificação?

No âmbito de mudanças relacionados a privacidade e segurança de dados, as empresas ou organizações buscam profissionais que possuem conhecimento sobre o assunto.
Ao decidir a realização de cursos sobre a LGPD, poderá obter uma certificação profissional, visto que além de possuir conhecimentos sobre o assunto terá uma vantagem em relação a outras pessoas da área.
O profissional certificado, possui um destaque e a empresa ou organização que irá contratar tem a tranquilidade de estar diante de um profissional qualificado, que já obteve suas experiências técnicas analisadas por um sistema imparcial.