A Lei Geral de Proteção de Dados, ou LGPD, entrou em vigor em 2018 e tem como objetivo principal, assegurar as informações pessoais de clientes e funcionários de uma empresa. A LGPD foi inspirada na lei europeia General Data Protection Regulationn, ou GDPR, trazendo grandes impactos para organizações e consumidores.
A LGPD busca crescer a consciência de que os usuários são cidadãos, que possuem direitos que devem ser respeitados, deste modo, as empresas não dem fazer o que bem entenderem com esses dados pessoais.

Impacto da LGPD nas empresas
Muitas empresas já estão se adequando na Lei Geral de Proteção de Dados- o ideal é que se faça isso imediatamente. Neste artigo, separei as principais mudanças que a lei traz. Veja só:
· Informar ao titular dos dados as finalidades de seu armazenamento
· Permitir livre acesso aos titulares sobre a forma e a duração do uso de seus dados
· Proteger os dados pessoais com medidas de segurança, contra acessos indevidos
· Adotar medidas de prevenção contra danos aos dados pessoais
· Informar o titular sobre toda e qualquer atividade suspeita em relação aos seus dados
Além disso, caso a implementação da lei não esteja feita de modo correto, haverá uma série de consequências para sua empresa, como:
· Multa referente a 2% do faturamento anual da empresa
· Perda de clientes
· Perda de credibilidade
· Bloqueio e/ou exclusão de seus dados armazenados
· Perda de colaboradores
· Processos movidos pelo titular que teve os dados vazados e/ou usados de forma indevida
Principais pontos da LGPD
Saiba quais são os principais pontos da lei:
· Assegurar e proteger os direitos e as informações pessoais dos usuários
· Estabelecer regras claras sobre o tratamento de dados pessoais
· Estimular o desenvolvimento econômico e tecnológico
· Fortalecimento das relações jurídicas e a confiança no tratamento de dados pessoais
Exigências legais da LGPD
Descubra quais são suas exigências legais:
· A coleta dos dados pessoais deve vir acompanhada com uma autorização titular
· O termo de consentimento deve ficar armazenado para eventuais futuras visitas
· Formulários físicos ou digitais com os dados pessoais dos titulares
· Os dados pessoais sensíveis têm tratamento diferenciado
· Para compartilhar as informações pessoais, é necessário que a empresa tenha a autorização do cliente
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