Diferencial competitivo entre empresas financeiras e fintechs

Atualizado: Mai 19


As empresas para elevar sua credibilidade diante do público, precisam conter algo que chame a atenção deles, e se diference das outras organizações do mesmo ramo. Neste caso, as fintechs que são empresas do ramo financeiro que utilizam o digital como principal aliado, superam as outras empresas do mesmo ramo, por exatamente terem essa diferença da tecnologia, facilitando a vida dos usuários. Vamos entender um pouco como isso funciona:


Diferencial competitivo, o que é?


Diferencial competitivo é o desenvolvimento de estratégias que diferencia a sua empresa com as demais do mesmo ramo comercial, mantendo uma exclusividade diante os consumidores. As fintechs são empresas do setor financeiro, que mantém uma exclusividade com seus clientes, facilitando a maneira como eles cuidam da vida financeira, utilizando a tecnologia. As fintechs não possuem espaço físico, apenas digital. Sentindo-se atraídos pela exclusividade das suas empresas, os clientes á procuram com maior frequência e o número de novos clientes só aumenta. Consequentemente, a sua empresa terá um aumento no seu faturamento, os fazendo á chegar ao topo do setor de área de atuação, é o que acontece atualmente com as fintechs no ramo financeiro.


Como as fintechs conseguiram esse diferencial?


Pensando no setor financeiro, as fintechs se sobressaíram inovando na facilidade dos seus usuários controlarem as suas finanças. Ou seja, eles acharam dentro do seu setor comercial, um fator que os diferenciasse das demais empresas de finanças e investiram nisso, ganhando uma exclusividade, um aumento de credibilidade e um maior retorno financeiro no final do mês. Além de estudarem o seu mercado no qual eles investem e entender o que os seus consumidores veem como vantagem, eles avaliam como oferecer uma solução melhor focando sempre na inovação.


Quais as diferenças entre o banco tradicional e as fintechs?


Essa diferença está quase que inteiramente ligada na forma como essas empresas, do setor financeiro, apresentam o seu trabalho para seus clientes. Enquanto as fintechs são exclusivamente "bancos digitais" tendo como objetivo solucionar os problemas financeiros dos seus usuários proporcionando uma maior facilidade, os bancos tradicionais ainda seguem o tradicional, possuindo agências físicas, onde seus clientes ainda devem se dirigir á elas, enfrentando trânsito e filas enormes para conseguir pagar uma simples conta, embora os bancos possuem aplicativos, existem algumas situações que só podem serem feitas presencialmente. Com as fintechs, todas as situações que são encontradas no banco, os consumidores também encontrar em fintechs, de uma maneira bem mais ágil e facilitada. De modo geral, como já foi dito neste artigo as fintechs inovaram e evoluíram o setor financeiro, sendo essa a principal proposta das diferenças competitivas, elas não possuem agências físicas, somente presenciais.


Fintech e LGPD


As fintechs são empresas novas no mercado financeiro e, por isso já possuem a nova lei de proteção de dados, a LGPD. Fazendo assim, com que todos os dados de seus usuários já tenham o sistema de segurança da nova lei, sendo esse mais um dos benefícios da fintech. Consequentemente, a comunicação entre usuário e empresa seja transparente, onde o usuário também tenha total controle sobre seus dados, podendo cobrar onde estes dados estão sendo armazenados e para qual finalidade. Enquanto isso, existem bancos tradicionais, que ainda não implementaram a LGPD, deixando os dados de seus clientes vulneráveis, fazendo isso com que as fintechs cresçam ainda mais no mercado financeiro, ganhando uma maior credibilidade e aumentando seus lucros.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo