Principais benefícios da implementação da LGPD em sua imobiliária.

Atualizado: Mai 21


A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), finalmente entrou em vigor no final de setembro do ano passado, impactando desta forma diversos setores da economia brasileira. Assim, todas as empresas que mexem com dados pessoais devem a partir de agora implementar a LGPD.

Nesse sentido, é neste cenário que as imobiliárias, que armazenam em seus sistemas tanto dados de clientes como de funcionários, entram em jogo, tendo até o dia 31 de julho deste ano para implementar um modelo de atuação mais seguro e inteligente a fim de proteger os seus clientes e funcionários contra possíveis roubos ou vazamento de dados.

Porém, as imobiliárias que não se adequarem a nova exigência regulamentar até o prazo determinado pela Lei, serão penalizadas com multas extremamente altas, além de outras consequências com a não implementação. Sendo assim, todo o setor imobiliário deve implementar o quanto antes, evitando deste modo as tão temidas multas da LGPD, que podem chegar até 50 milhões de reais.

Além do principal benefício de se evitar as multas altíssimas com a implementação da LGPD a tempo, inúmeros outros benefícios são garantidos, como por exemplo:

MAIOR ORGANIZAÇÃO DOS DADOS ARMAZENADOS

Para se adequar a LGPD, as imobiliárias terão que realizar uma faxina em todos os seus arquivos, eliminando assim os dados incorretos, desatualizados e irrelevantes. Embora essa tarefa pareça ser cansativa, ela tem o potencial de beneficiar muito a empresa, tendo em vista que com um ambiente mais organizado, contendo apenas dados relevantes e de qualidade, é possível uma tomada de decisão mais eficaz na elaboração de novas estratégias para o empreendimento.

MELHORA DA REPUTAÇÃO E IMAGEM DA EMPRESA

Hoje em dia, vazamento de dados são bem comuns serem noticiados a todo instante, ainda mais com o número crescente de cybercriminosos espalhados pela internet e é por essa razão que a segurança dos dados não pode ser deixada de lado, visto que os vazamentos e violações são prejudiciais a imagem e reputação de uma empresa, afetando diretamente os negócios. Assim, com o aumento da segurança dos dados ao implementar a LGPD em sua imobiliária, a imagem de sua empresa tende a melhorar frente a concorrência.

MELHORA NO RELACIONAMENTO COM O CLIENTE

E por fim, ao implementar a LGPD, as imobiliárias precisarão solicitar o consentimento as pessoas, para a captação e o tratamento de dados pessoais, deixando claro também a sua finalidade. Deste modo, a confiança dos clientes tende a aumentar também, já que se sentirão mais tranquilos sabendo que os seus dados estão sendo tratados em um ambiente seguro. Como consequência do aumento da transparência na relação da empresa com os clientes e funcionários, o relacionamento melhorará, já que haverá maior respeito à privacidade.

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