Quanto tempo leva para implementar a LGPD em empresas de Sistemas?

Atualizado: Mai 21


A princípio, para que uma empresa de Sistemas adeque-se à Lei Geral de Proteção de Dados, é necessário inicialmente definir o método pelo qual será realizada a implementação da LGPD em seus softwares. Logo, deve ser elaborado um projeto, seguindo todos os parâmetros impostos pela Lei e pela ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados), para que então possam ser colocados em prática todos os procedimentos e passos da implementação da LGPD (consentimento, mapeamento dos dados, tratamento dos dados, política de privacidade). Assim, uma equipe de consultoria especializada demora em média de 3 à 4 meses para concluir a implementação, enquanto que este tempo pode se estender à mais de 1 ano, caso a empresa opte por implementar sem o auxílio de um consultor.


MAPEAMENTO DO DADOS DOS USUÁRIOS


De imediato, os usuários são cientificados de que seus dados estão sendo armazenados pelo software para determinada finalidade, e é solicitado o seu consentimento. Deste modo, o consultor ou colaborador/advogado pode realizar o mapeamento de todos os dados armazenados no banco de dados, e separá-los entre dados sensíveis, dados pessoais e dados públicos. Geralmente, este procedimento leva cerca de 30 dias, podendo se estender de acordo com o nível de experiência de quem está implementando a LGPD.


TRATAMENTO DOS DADOS


Assim que é feito o mapeamento dos dados, já é possível identificar quais destes estavam sendo tratados de forma incorreta, e dar início ao tratamento correto dos dados. Como este "diagnóstico" deve ser feito detalhadamente, este período pode demorar até 60 dias. Vale ressaltar que, se o banco de dados do software for mais amplo, pode ser que gaste um tempo maior.

.

ELABORAÇÃO DA POLÍTICA DE PRIVACIDADE


Sobretudo, é importante destacar que durante a elaboração da Política de Privacidade do software, é necessário uma dedicação mais intensa daquele que está implementando a LGPD. Isto porque, essa é a última etapa da adequação, e ela será responsável por garantir a efetividade da implementação da LGPD na empresa de Sistemas. Assim, estima-se que seja necessário cerca de 30 dias para a conclusão de sua elaboração e entrada em vigor.


EM QUANTO TEMPO A TUTELAS OFERECE A IMPLEMENTAÇÃO DA LGPD EM EMPRESAS DE SISTEMAS?


A Tutelas oferece às empresas de Sistemas, o projeto de implementação da LGPD em 4 semanas. Logo, a empresa contratante conta com o acesso ao material completo sobre a LGPD, e-books informativos, o benefício de solicitar esclarecimentos a cerca de 1 documento, e 1 hora de consultoria com o advogado Dr. Zac Zagol (formado em Direito pelo Centro Universitário Toledo, e especialista em compliance direcionada à LGPD.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo